Seja bem-vindo!

Paz do Senhor a todos,

O Ministério de Dança HEBROM, está muito feliz, pois Deus tem surpreendido a cada integrante do nosso grupo, inclusive com este blog. Deus tem operado muitas maravilhas em nosso meio, no nosso ensaio... Enfim, Deus tem feito muito!
Queremos agradecer por estarem visitando nosso blog, acreditamos que ele nasceu diretamente do coração de Deus, ainda há muitas coisas para postar, mas logo estará recheados por fotos, vídeos, estudos e muito mais.
Deus abençõe a todos!

Ministério de Dança HEBROM

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Testemunhos Edificantes

Paz e graça amados!!!

Hoje quero compartilhar, alguns testemunhos de Líderes de Dança na Igreja, pessoas que fazem desse Ministério maravilhoso apenas uma coisa: adorar a Deus com seu corpo, para atrair a Presença de Deus e levar para a Igreja o que realmente isso interessa.
Espero que esses testemunhos edifiquem suas vidas, e que você assim como eu possa ser abençoado mais e mais para a Glória do Senhor.



De Corpo e Alma

Ariane Azeredo

Quem nunca se emocionou ao ver uma pessoa dançando para Deus enquanto louvores eram cantados dentro da igreja? A expressão da adoração através da dança tem se expandido e se tornado um ministério forte no meio evangélico. Antes renegado e considerado “mundano” por denominações mais tradicionais, o louvor através de danças cresce, quebrando barreiras e conquistando adeptos de todas as idades.
Uma das pioneiras do ministério de dança no Brasil é Isabel Coimbra, líder do grupo Mudança, que faz parte do Diante do Trono, ministério de louvor da Igreja Batista da Lagoinha, em Minas Gerais. As ministrações do grupo durante apresentações do DT foram o motivo pelo qual a maioria das igrejas se sentiu despertada a desenvolver um trabalho semelhante. Isabel tem muito a ensinar aos ministérios que estão começando. Ela é mestre em Educação Física pela UFMG, professora de dança, de Educação Física e Artes Cênicas e coordenadora do Programa de Dança Experimental no Centro de Extensão Universitária da mesma universidade. Recentemente, lançou os livros Louvai a Deus com Danças e Dança: Movimento em Adoração. Infelizmente, por estar em uma viagem ao exterior, Isabel Coimbra não respondeu à reportagem de Enfoque, segundo sua assessoria informou.

Com a dança, Elenice da Silva experimentou a cura de uma hérnia de disco, venceu o preconceito em relação à própria idade e diz que a dança é um instrumento de cura interior e comunhão COM EXCELÊNCIA
Quando tinha 22 anos, a líder do ministério Dança Pelas Nações, Gisela Matos, começou a estudar ballet. O objetivo era atender ao chamado de Deus em sua vida. “A dança começou de repente. Uma coreografia que fiz em um retiro para os adolescentes deu início a todo o processo. Deu muita polêmica! Naquela época, em 1996, o povo só dançava com as mãos”, conta Gisela, que, junto com seu esposo, Osiel Mattos, pastoreia a Comunidade Cristã Buritis, em Belo Horizonte (MG).
“Apesar de ainda me deparar com preconceitos dentro da igreja, creio que a dança é uma forma de linguagem que transmite a mensagem do Evangelho. A linguagem do corpo é uma das mais poderosas armas de comunicação”, explica a ministra. Hoje, o Dança Pelas Nações é um ministério missionário, viaja por todo o mundo com palestras, oficinas de dança e evangelismo.

PANDEIROS BATISTAS
O ano era 1994. Em um retiro de músicos, tradicionalmente batistas, e no meio de um louvor, uma mulher se levanta e começa a tocar um pandeiro. Foi assim que Rute dos Santos Alves Teixeira, de 49 anos, introduziu o instrumento no meio batista. Membro da Primeira Igreja Batista de Curitiba, Rute conta, com humor, o susto das pessoas ao vê-la fazendo coreografia com um pandeiro na mão pela primeira vez. “Vim de outra denominação, onde utilizar o pandeiro era comum. Meu pastor foi quem me incentivou a dançar e tocar em uma apresentação de um coral, e ali tudo começou. Hoje somos um grupo de 36 pessoas, divididas por faixa etária”. Rute disse ainda que sofreu muito preconceito no início. “Certa vez, uma senhora me disse: ‘Minha filha, eu gosto muito de você, mas não gosto de seu instrumento’. Eu respondi que ela orasse por mim e por meu instrumento, pois se aquilo não fosse de Deus, não continuaria. Tinha pessoas que até diziam que éramos pagodeiras”. Superada a fase do preconceito, o ministério caiu nas graças de toda a igreja.

SINAIS QUE TESTIFICAM
A melhor forma de testificar o que é ou não de Deus é através dos resultados, dos frutos. Contra testemunhos não há argumentos. Rute conta que o trabalho de evangelismo em praças, escolas, hospitais e asilos tem sido próspero, principalmente no meio secular. “Certa vez, fomos ministrar numa escola, mas nos proibiram de falar qualquer coisa sobre Jesus para crianças ou professores. No final da apresentação, nos pediram para tocar para os professores. Deus usou os instrumentos e nossos movimentos e vários professores começaram a chorar, sem que falássemos sequer uma palavra”. Um dos frutos foi a conversão da família de um dos professores, que está na igreja até hoje.
Quem também tem histórias assim para contar é Renata Porto, bailarina profissional, que foi dançarina do programa Domingão do Faustão. Convertida há seis anos, a líder do Ministério Aba Pai, da Igreja Batista Memorial em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, conta que amigos se converteram através da dança. “Amigos meus, que também eram dançarinos no meio secular, ao verem minhas ministrações, foram tocados por Deus e se converteram. Tenho três amigos que hoje são ministros de dança. Um deles, inclusive, era homossexual e hoje é líder do ministério numa Assembléia de Deus”, testemunha.

Renata Porto, que foi dançarina do programa Domingão do Faustão, acha que muitos entram no grupo de dança com motivações enganosas, buscando aparecer ou saciar o desejo de dançar SUPERAÇÃO E MILAGRE
Com um diagnóstico de hérnia de disco, muitas dores pelo corpo e 51 anos, foi que Elenice Inácio da Silva experimentou o milagre e a superação para dançar para Deus. Membro e líder do ministério de dança da Assembléia de Deus (Ministério Nova Shekinah), em São Gonçalo (RJ), ela conta que a primeira dificuldade que enfrentou foi o seu próprio preconceito. “Eu ficava pensando que não tinha idade e que a minha doença ia me impedir, que eu não agüentaria as crises de dor se dançasse”.
Decidida a atender o chamado de Deus, Elenice insistiu e começou a dançar. “Fui deixando o Espírito de Deus fluir em mim, venci as barreiras e os preconceitos. E, para a glória do Senhor, o primeiro exame de coluna que fiz depois que comecei a dançar negou a existência da hérnia. Eu estava curada. Deus desfez um diagnóstico de quase 30 anos”, relata, emocionada. Além do potencial evangelístico, a ministra ressalta a dança como um instrumento de cura interior e de comunhão. “A dança é uma forma de unir pessoas, quebrar barreiras socioculturais e de gerar curas interiores pela liberdade que proporciona”.

DISCIPLINA E COMPROMISSO
Sobre as dificuldades enfrentadas pelo ministério de dança de uma forma geral, Gisela Matos, do Dança pelas Nações, afirma que falta verba dentro das igrejas para o desenvolvimento dessa arte. Mas a maior dificuldade apontada por ela é a falta de compromisso de algumas pessoas que desejam fazer parte desse ministério. “É preciso entender que dançar é adorar e que a vida do adorador não é só na igreja, mas no dia-a-dia. É preciso ter santidade”, proclama. Aliás, o tema santidade foi citado por todas as entrevistadas como algo a ser buscado e principalmente obedecido na hora de escolher os modelos de roupas e de adestrar determinados movimentos.
Renata Porto, a ex-dançarina do Faustão, hoje ensina crianças a adorar com danças e diz que tem uma preocupação redobrada com roupa e com excesso de vaidade e cuida para que os gestos não sejam sensuais. A jovem também afirma que muitos desejam fazer parte de um grupo de dança com motivações enganosas, buscando aparecer, chamar a atenção, ou simplesmente saciar o desejo de dançar, já que não dançam mais músicas seculares. “O propósito é adorar, e não aparecer. Um sinal de que o foco está errado é no momento de dedicar tempo para aprender uma coreografia. Fora da igreja, as pessoas se desgastam, ficam horas ensaiando, até se sacrificam. Na igreja, as pessoas querem fazer de qualquer jeito, reclamam quando há ensaio. Temos que fazer melhor para Deus do que para o homem”.
Elenice também reforça: “A dança deve ser um sacrifício a Deus. Uma entrega, e não um espetáculo. O altar é um lugar santo, um lugar de sacrifício e consagração. O objetivo é tocar o coração de Deus através do seu corpo. Deus não precisa apenas de técnica, mas de um coração quebrantado”.

A DANÇA NA BÍBLIA
A Bíblia traz inúmeros relatos da dança como forma de adoração a Deus. A mais citada delas é o episódio em que o rei Davi sobe a Jerusalém e dança diante da Arca da Aliança, que simbolizava a presença da glória de Deus. “E Davi saltava com todas as suas forças diante do Senhor... que ia bailando e saltitando diante do Senhor”, 2 Samuel 6.14-16. Há ainda outras passagens que ilustram a adoração através de danças: “Louvai-o com o tamborim e a dança” (Sl 150.4); “Louvem o seu nome com danças” (Sl 149.3); “Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos...” (Jr 31.13). Vale ressaltar que a dança também era usada para adorar deuses pagãos, como se pode constatar em Êxodo 32.19.




Gisela Matos, do Dança pelas Nações, aponta que falta verba nas igrejas para o desenvolvimento dessa arte e que a ausência de compromisso também é uma dificuldade


Fonte: Revista Enfoque (MK)

Deus te abençõe!
Bárbara

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ah se soubéssemos o poder do Louvor- Por Ana Paula Valadão Bessa

Sabemos que o Louvor e a Adoração faz parte da Dança, pois através do Louvor, que expressamos com o corpo o que queremos dizer a Deus e para a Igreja do Senhor Jesus. Por isso escolhi ninguém melhor do que Ana Paula Valadão para falar um pouquinho desse poder maravilhoso que pode fluir através de nossas ministrações, seja ela adorando ou dançando. Espero que gostem!!!

"Olá queridos irmãos do Blog,

Agradeço pelas orações em favor de minha viagem de volta ao Brasil juntamente com meus filhos. Foram momentos difíceis, e eu poderia descrever aqui mais situações em que fui provada, mas, pela graça do Senhor, creio que fui aprovada. O importante agora é compartilhar a alegria de termos chegado bem, e de já termos passado um dia precioso na casa de meus pais, no nosso Brasil.
Assim como deixei com vocês a meditação sobre como todas as coisas cooperam para o nosso bem, mesmo quando não entendemos porquê estão acontecendo conosco, hoje quero dividir uma passagem das Escrituras que é fundamento para nossas vidas de adoradores guerreiros.
Em II Crônicas 20 lemos que os amonitas, inimigos do povo de Deus, se levantaram com afrontas e ameaças contra Judá. O rei Jeosafá nos dá uma lição de dependência de Deus.
1- Ao ser afrontado, ele pôs-se a buscar ao Senhor e chamou todos a fazerem o mesmo. Ele não se apoiou em suas próprias forças e estratégias. Ele sabia que só Deus poderia livrá-los. E a mobilização de todos foi maravilhosa! Sinto que nesse propósito de 40 dias em que estamos, unidos, diante do Senhor, viveremos muitas vitórias também, pois fomos convocados e há uma multidayo respondendo à mobilização para buscarmos o Senhor.
“Então Josafá teve medo, e pôs-se a buscar ao Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá. E Judá se ajuntou para pedir Socorro ao Senhor; de todas as cidades de Judá vieram para buscarem ao Senhor”. Versos 3 e 4.
E : “Porque nós não temos força para resistirmos a esta grande multidão que vem contra nós, nem sabemos o que havemos de fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti” Verso 12.
E: “E todo o Judá estava em pé diante do Senhor, como também os seus pequeninos, as suas mulheres, e os seus filhos” Verso 13.
2- É lindo ler as palavras da oração de Jeosafá. Ele começa exaltando ao Senhor. Creio que O louvamos porque Ele é digno, mas não é Deus quem precisa ser lembrado de quão maravilhoso Ele é. Quando O exaltamos com nossas palavras, nós é que somos fortalecidos em nossa fé, colocando nossos olhos não nas afrontas do inimigo, mas na grandeza do nosso Deus todo poderoso.
“Senhor, Deus de nossos pais, não és tu Deus no céu? E não és tu que governas sobre todos os reinos das nações? e na tua mão há poder e força, de modo que não há quem te possa resistir” Verso 6.
3- Jeosafá continua orando, recordando as promessas do Senhor. Outra vez, acredito que Deus não Se esquece do que nos falou, mas nós é que, ao proclamarmos Suas promessas, somos edificados para lutar por elas, esperar por elas, crer até que se cumpram e ficar firmes quando parecem estar sendo abaladas ou ameaçadas.
“…nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo?” verso 7.
4- Jeosafá também recorda a aliança e a consagração de seu povo a Deus. Eles tinham um compromisso com Deus, e criam que Deus jamais os desampararia. Podemos crer que se andamos em Sua Presença, Ele também sera nosso Socorro bem presente na angústia.
“E habitaram nela, e nela edificaram um santuário ao teu nome, dizendo: Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti em nossa aflição, e tu nos ouvirás e livrarás” verso 8 e 9.
5- Gosto muito da parte em que o Espírito do Senhor vem e Se manifesta na congregação através da palavra profética. A resposta que Josafá e o povo precisavam veio da boca de Deus através de Jaaziel:
“e disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá. Assim vos diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, porque a peleja não é vossa, mas de Deus. Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis na extremidade do vale, defronte do deserto de Jeruel. Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados e vede o livramento que o Senhor vos concederá, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor está convosco” Versos 15, 16 e 17.
Uau! Que consolação! Que confiança! Podemos sair para a batalha firmados na Palavra específica e revelada do Senhor! Eu também tenho expectativa por ouvir Deus falando comigo em minhas lutas, através da Palavra profética. Amo quando isso acontece. Pode ser em um sermão, quando o pregador nem imagina, mas fala diretamente comigo. Uma pequena frase e me vale o culto inteiro! Ou mais lindo ainda, quando uma pessoa, também sem saber das circunstâncias, entrega uma mensagem do céu diretamente para o meu coração. Nesses dias de jejum, já recebi uma Palavra assim. Aliás, foi em Miami, na minha estadia preparada por Deus devido à perda do vôo, a situacão de enfermidade do Isaque. Hospedados na casa dos amigos Sara e Joshua, participamos de uma reunião de oração. Ali, sem saber, enquanto a Pra Martha orava por mim, uma frase que ela proclamou foi revelada para o meu coração. Minha volta ao Brasil será marcada por uma “unção sem limites”. Aliás, a mesma Palavra me foi entregue na reunião de despedida em minha casa em Dallas, quando irmãos e amigos oraram por nós. Uma irmã que eu não conhecia e que estava ali, veio e me disse: “Ana, não entendo, mas o Senhor me manda lhe dizer “Sem restrições”. Para mim, “Unção sem limites” e “Sem restrições” se tornaram promessas, respostas, e direcionamento nesse novo tempo de volta ao Brasil. Aleluia.
Apesar de haver riscos de decepções com falsas “palavras proféticas”, a Bíblia nos ensina a não desprezarmos as profecias (ITe 5:20). E podemos julgá-las, sabendo que Deus sempre falará através de alguém aquilo que nos consola, conforta e exorta, confirmando o que já tem falado em nosso próprio coração.
6- Sob a Palavra profética, Jeosafá saiu para a guerra, de maneira totalmente louca para a mente humana, natural e carnal. Mas ele sabia que só teria que ver o que o Senhor iria fazer. Somos testemunhas, ou seja, vemos o que Deus faz, e tudo é para a Sua glória. Já que não eram eles quem iriam derrotar os amonitas, as armas que usaram não foram espadas e lanças, mas o louvor!
“Tendo ele tomado conselho com o povo, designou os que haviam de cantar ao Senhor e louvá-lo vestidos de trajes santos, ao saírem diante do exército, e dizer: Dai graças ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre. Ora, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e do monte Seir, que tinham vindo contra Judá; e foram desbaratados”. Versos 22 e 23
Cantando! Tocando seus instrumentos! Dando graças ao Senhor e declarando que Sua bonade é eterna! Assim eles venceram! E hoje nós também podemos crer que, nas nossas batalhas, enquanto louvamos a Deus o Senhor desbarata nossos adversários! (Lembrando que “nossa luta não é contra carne ou sangue, mas contra principados e potestades, poderes dominadores dos ares nas regiões celestes” Ef 6:12). Já imaginou que poder há quando, diante de uma afronta do inimigo abrimos a boca ou enchemos nosso coração com louvor? Imagine o poder liberado por uma mãe, uma dona de casa, na sua cozinha, louvando a Deus sobre as circunstâncias que ameaçam a vida espiritual de seus filhos, seu casamento, sua família? E o poder liberado pelo louvor de um jovem no trabalho, ou na escola, diante de tentações e ameaças do inimigo? Ah… se soubéssemos o poder que está disponível através de nossa adoração…
É melhor eu parar por aqui… Já é madrugada, todos dormem, e eu me empolgo meditando e compartilhando sobre a Palavra do nosso Senhor! (6- Os despojos! Verso 25; 7- A gratidão! Verso 26; 8 – O temor do Senhor! Verso 29)
Hoje é o dia 16 de nossa consagração. Prossigamos até o dia 40! Em breve estaremos celebrando juntos a gloriosa vitória do Senhor sobre todo o pecado, o inferno e a morte, na Sua ressurreição. Até lá!

Ana Paula Valadão Bessa"


Deus te abençõe!
Bárbara

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Espelhos Ministerial

Pessoal,

Quero deixar registrado aqui algumas mulheres de Deus que tem seu ministério adorando a Deus em espírito e em verdade. Mulheres que tem a vida com Deus e que na vida delas vocês podem se espelhar

Isabel Coimbra- Líder de Dança do Diante do Trono

Vivian Lazzerini- Líder do Ministério de Dança Vivian Lazzerini

Gisela Matos- Líder de Dança, tem o site chamado PROFETAS DA DANÇA

Pesquisem sobre essas mulheres porque realmente elas são filhas de Deus, e se você participa de um Ministério de Dança, vale a pena observar os talentos de Deus através delas. Cuidado com quem você se espelha, mas essas mulheres podemos pegar como base.

Deus te abençõe

Bárbara

Fortalecendo os Pés

Glória a Deus a paz!!!

Theraband, ou faixas elásticas, são geralmente utilizadas por fisioterapeutas para ajudar bailarinos a se recuperarem rapidamente quando sofrem alguma lesão. Mas mesmo sem se machucar, bailarinos tem utilizado as vantagens da Theraband e dedicado um pequeno tempo diário para "afinar o instrumento" e prevenir lesões. As vantagens da Theraband são que ela é portátil (pode ser facilmente levada na sua bolsa de ballet) e é efetiva quando utilizada apropriadamente.



Aqui há três bons exercícios para os seus pés. Você vai precisar de uma faixa elástica, que pode ser encontrada em algumas lojas de artigos de dança, médicos ou esportivos. A Theraband tem diversos níveis de resistência. Para iniciantes, pode ser usada a verde ou vermelha, e, para mais avançados, a azul ou preta. Lembre-se que você ganha mais fazendo poucas repetições lentas e conscientes do que várias rápidas e de qualquer maneira. Algumas coisas a serem observadas:
- Faça cada exercício em ambas as pernas por volta de 10 repetições ao dia. Aumente a frequência e o número de repetições conforme você for ganhando força
- Esteja sempre atento ao alinhamento do seu tornozelo.
Lembre-se que, se você sentir alguma dor indevida, deve parar imediatamente. Você pode estar forçando demais ou piorando uma lesão antiga. Dê uma pausa e tente de novo mais tarde. Consulte um fisioterapeuta se o problema persistir.

Flexionar e esticar

Trabalha com os estabilizadores do tornozelo, reforça o arco e dedos do pé, estica o tendão de Aquiles.

1. Sente-se com as suas pernas paralelas esticadas à sua frente. Posicione a Theraband embaixo dos dedos dos seus pés.
2. Comece com o seu pé flexionado. Retire a folga e deixe a faixa paralela às suas pernas. Mantenha a tensão constante deixando os seus braços em uma posição firme.
3. Lentamente, estique o seu pé até a posição de ponta. Segure por 3 tempos e volte a posição inicial. Repita.


Flexionar e Relaxar


Trabalha os estabilizadores do tornozelo, fortalece os músculos flexores do tornozelo, ajuda a prevenir dores nas canelas.

1. Comece com o seu pé relaxado. Tire a folga e mantenha a faixa no mesmo plano horizontal do seu pé (se você segurá-la acima do seu pé, vai acabar o entortando para dentro). Mantenha a tensão constante deixando os seus braços em uma posição firme.
2. Lentamente flexione o tornozelo. Segure por 3 tempos e volte a posição inicial. Repita.

Contração dos dedos

Trabalha o arco e flexores do pé, ajuda a evitar a fascite plantar. Pode ser feito sentado ou em pé.

1. Coloque a Theraband esticada embaixo e ao longo do seu pé. Comece com o pé relaxado. Depois alongue os seus dedos mantendo o resto do seu pé sobre a faixa.
2. Contraia os seus dedos tentando segurar uma parte da faixa embaixo do seu pé. Segure por 3 tempos e volte à posição inicial. Tente pegar um pedaço maior da faixa a cada repetição.


Siga as orientações acima e espere de 6 a 8 semanas para começar a sentir a diferença. Mantenha o que você conseguiu, fazendo os exercícios pelo menos 3 vezes por semana.

Fonte: Coisas de Bailarina

Alongamento para Jazz

Paz gente!!!

Afim de preparar e aquecer os músculos para a aula de jazz, você deve ter certeza de alongar seu corpo completamente.

A seguir uma série de alongamentos que são típicos de uma aula de jazz no nível iniciante a intermediário. Como sempre, não se esqueça de consultar o sua professora de qualquer um dos exercícios seguintes se ainda não foram dados na sua aula de jazz.

Alongar a lateral do corpo – Com os pés abertos um pouco mais do que a largura dos ombros, levantar o braço esquerdo por cima de sua cabeça. Cair o corpo para a direita na sua cintura, mantendo os ombros e parte superior do corpo voltado para frente. Seu braço direito, deve ficar para baixo quase tocando o chão. Repita esse trecho no lado esquerdo, e depois repetir o exercício mais uma vez. Sentir alongar toda a lateral do seu corpo, fazendo o movimento bem lento e sem trancos.

Alongar para a lateral com o corpo de frente – Com os pés afastados, levar o seu braço esquerdo por cima de sua cabeça. Torça o seu corpo superior para o lado esquerdo. Dobre o corpo para frente de sua cintura, atingindo o braço esquerdo para o canto, e esticar o braço direito para o lado. Suas costas devem ficar retas, e a mãe esquerda deve tocar o pé direito. Voltar alongando as costas, puxando pela mãe esquerda e repita esse trecho no outro lado, e depois repetir o exercício mais uma vez.

Alongar as laterais alternando – Com os pés afastados, levante o braço direito por cima de sua cabeça. Dobre a perna direita quando você estiver com o braço direito levantado, para aumentar o alongamento através do seu lado direito. Volte para o centro e levante o braço esquerdo, dobrando a perna esquerda. Repita esses trechos alternando. Depois com os dois braços para cima, ao mesmo tempo, com as pernas esticadas alongando todo o corpo. A partir dessa posição, “derreter” para o chão, dobrando as pernas, arqueando as costas, e trazendo seus braços para baixo lentamente. Você deve terminar com as pernas dobradas, as mãos no chão, e o topo da cabeça virada para baixo. A partir daqui, estica as pernas e mantém a parte superior do corpo para baixo com suas mãos o mais próximo do chão quanto possível. Volta para a posição do pé enrolando, e o último que chega é a cabeça. Repita esse trecho todo mais uma vez.

Plie na segunda posição dos pés – Com os pés para fora (em dehors) na segunda posição, dobre os joelhos para um grand plié com as mãos sobre os joelhos. Mantenha essa posição durante oito tempos. Esticar a perna direita, mantendo-a fora com o joelho voltado para cima. Coloque as mãos no chão em frente e inclina sobre o joelho esquerdo, que ainda está para fora (em dehors). Troca de peso passando o apoio para o joelho direito. Com as mãos no chão, nesta posição, gire o corpo para a direita, colocando as mãos no chão ao lado do joelho direito com sua perna esquerda é esticada para trás, com o joelho de frente para o chão. E faz a mesma coisa do outro lado.

Volte para a posição inicial, a segunda posição dos pés. Coloque seus pés em paralelos na segunda posição, com o seu corpo para o centro e as mãos em seu tornozelo. Vai esticando os joelhos até eles ficarem totalmente esticados e alongados.

Tendus – Na primeira posição para fora (em dehors), com os braços ao lado, tendu com o pé direito à frente. Você irá deslizar o pé para frente, levantando em seu pé com a perna e o pé virado para fora, desce a perna. Deslize o seu pé de trás para a primeira posição. Repita o tendu para os lados e atrás. E com o pé esquerdo fazer toda a sequência.

Plie – Fazer demi plie e depois um grand plie, levantar o seu calcanhar mantendo os joelhos flexionados. Coloque as mãos no chão. Em seguida, estique as pernas, mantendo os calcanhares e as mãos no chão. Vai voltando e desenrolando, chegando na posição inicial. Repita três vezes mais. Em seguida, repetir tudo em sexta posição, com os pés paralelos.

Depois destes exercícios no início de sua aula de jazz, você será capaz de esticar os músculos que serão utilizados durante sua aula.

Fonte: Dicas de Dança

Fiquem na paz do Senhor!!!
Bárbara

Abdome

Paz e Graça queridos...


A dica hoje é sobre os musculos abdominais no exercicio da dança. Não se esqueça de que devemos sempre orar consagrando nossos corpos a Deus e pedir sempre que Ele nos proteja de quedas e lesões.

1) Para uma perfeita preensão abdominal, o bailarino precisa primeiro colocar para baixo as omoplatas, levantando o peito e contraindo levemente o músculo peitoral. Dessa forma, o músculo abdominal é alongado. Depois disso, e só depois, ele contrai as costelas como se quisesse trazê-las em direção ao umbigo, contraindo os músculos oblíquos do abdome.

2) O bailarino nunca deve fechar a parte de cima das costelas (próxima ao esterno), o que levaria ao desencaixe das omoplatas. Ele deve fechar a parte próxima às costelas flutuantes.

3) Atenção! São duas forças que se completam: primeiro colocam-se as omoplatas para baixo e só depois contrai-se o abdome, o que evita que o bailarino se projete para trás.

4) O bailarino precisa sentir que há um círculo de força se fechando ao redor de sua cintura, cerca de dois dedos acima do umbigo. Essa força é produzida pelo "transverso do abdome", um dos músculos que usamos para tossir.

5) Se impulsionarmos as omoplatas para baixo, fecharmos as costelas flutuantes como uma concha para baixo e tivermos o transverso do abdome dando essa sensação de um cordão apertando a cintura, teremos o músculo peitoral projetado para frente e, assim, o grande rombóide (que chamamos de asa) forte, apoiando o braço.

6) Por trás de todos esses encaixes, está o diafragma trabalhando normalmente, subindo e descendo e fazendo uma força de expansão pressionando a parede muscular, o que deixa os músculos abdominais bastante fortalecidos .

Como alongar os joelhos

Olá adoradores. Graça e Paz!


Hoje posto algumas dicas sobre os joelhos. O cuidado com o nosso corpo (que é templo do Espirito Santo) é fundamental para apresentarmos a Deus nossa adoração em forma de danças. Fique atento e cuide bem do seu instrumento de louvor!

1) A articulação do joelho só se dobra em uma única direção (para a frente). Portanto, se o bailarino trabalha com os músculos da coxa virados para fora, o joelho precisa permanecer fiel a esta posição, só dobrando-se na direção do pé e acompanhando assim o en dehors.
2) Para que isso aconteça, deve ser observado se o quadril e o pé estão alinhados, ou seja, se o ângulo de abertura do pé corresponde ao ângulo de abertura da coxa. Exemplificando: se o pé de um bailarino está aberto a 90º e sua coxa a um ângulo de 70º, seu joelho está sofrendo uma torção de 20º, causando o estiramento dos ligamentos e pressão sobre os meniscos.
3) Sempre que dobrar ou esticar os joelhos, o bailarino deve observar se os pés e o quadril estão alinhados com estes.
4) Ao esticar os joelhos, o bailarino nunca deve pressioná-los um contra o outro. Esticar é produzir uma linha reta com as pernas e não evidenciar uma curvatura. Mesmo as pessoas com pernas hiper-alongadas (em "x") devem equilibrar o fêmur (o osso da coxa) com a tíbia e o perônio (os dois ossos da canela) numa linha o mais reta possível.
5) Os músculos que fazem o joelho esticar são os do quadríceps (na parte da frente da coxa). Portanto, esticar os joelhos é contrair o quadríceps até que a perna fique o mais reta possível, rodando o joelho tão en dehors quanto o restante da perna.
6) Se para esticar os joelhos o bailarino perde um pouco do seu en dehors da coxa, ele está errado. Primeiro, ele terá que ver se as duas extremidades da linha reta (os pés e o quadril) estão alinhadas, e aí sim esticar os joelhos não interferindo nesse alinhamento.
7) Atenção! Apertar um joelho contra o outro pode causar ao bailarino o estiramento e, conseqüentemente, a lesão dos ligamentos do joelho, pinçamento dos meniscos (cartilagem do joelho), problemas na patela, hipertrofia dos músculos da coxa (que estarão fora de seu alinhamento) e problemas graves de coluna, entre outras coisas.
8) Bailarinos com pernas em "x" devem fazer exercícios de fortalecimento dos músculos da parte de trás da coxa e dos músculos da panturrilha e o alongamento do quadríceps (parte da frente da coxa). São estes os principais músculos responsáveis pela saúde do joelho.
9) E, ao contrário, bailarinos com joelhos saltados para fora devem fortalecer o quadríceps e alongar os músculos da parte de trás da coxa.
10) Esticar bem os joelhos é extremamente importante para a preparação muscular de um bailarino. Sem o exercício de dobrar e esticar os joelhos seria difícil, se não impossível, a formação do tônus muscular. Portanto, é importante fazer com que os joelhos se estiquem através dos músculos já citados e não como se por eles próprios.
11) Importante!! Às vezes, os joelhos podem parecer perfeitamente esticados, não fosse por um pequeno detalhe: a patela está completamente relaxada. Esticar o joelho é inviabilizar o movimento (voluntário ou involuntário) da patela.

12) Atenção!! Ponto importantíssimo para diagnosticar os seus erros!! Freqüentemente, o bailarino desenvolve uma maneira de se apoiar atrás do joelho, deixando desativados seus músculos anteriores da coxa, postura essa que deve ser combatida e desencorajada. Isso acontece quando o bailarino se curva para a frente (souplesse) e perde o apoio do bíceps femoral para rodar suas coxas em en dehors. É muito importante nesse momento verificar se o bailarino está com o peso de seu corpo totalmente sobre as pernas, ou seja, se não há um ponto de apoio na barra ou se o peso está somente sobre os calcanhares.

Fonte: Internet

Exercícios para Flexibilidade

Paz do Senhor galera!!!

A flexibilidade é um aspecto muito importante na vida do bailarino, não só pelas bonitas possibilidades de movimento, mas principalmente porque auxilia na prevenção de injúrias. Quanto mais flexível for o bailarino, mais facilidade terá na execução dos passos e menos propenso estará a sofrer algum dano, principalmente em grandes saltos, que além de grande amplitude exigem que os movimentos sejam feitos de forma brusca. Antes de passar ao exercícios vamos a a alguns conceitos:

Flexibilidade: Qualidade que permite que os movimentos sejam realizados em amplitude máxima, sem que com isso haja lesões ou dor e que depende da elasticidade dos músculos e da mobilidade articular.
Alongamento: forma de trabalho que tem por objetivo a manutenção dos níveis de flexibilidade do indíviduo.
Flexionamento: Forma de trabalho que tem por objetivo a melhora no nível de flexibilidade, tendo intensidade e duração maior que a do alongamento.

Pescoço:

1.Flexão e extensão: abaixe a cabeça, encostando o queixo entre as clavículas e baixe a cabeça para trás.
2.Flexão lateral: tente encostar a orelha no ombro (direita e esquerda).
3.Circunde com a cabeça em sentido horário e anti-horário.
4.Olhe para um lado e para o outro.

Braços:

1.Entrelace as mãos e levante os braços alongando as costas.
2.Estenda os braços para trás com as mãos entrelaçadas.
3.Levante um dos braços dobrados para trás enquanto puxa com o outro braço.
4.Estenda os braços para o lado com as mãos flexionadas.

Pernas e quadril:

1.De pé, flexione o tronco encostando as mãos no chão.
2.Na posição anterior, flexione uma perna de cada vez.
3.Na posição anterior “caminhe” para frente com as mãos e suba na meia-ponta, volte à posição inicial. Apóie-se com as mãos no chão, flexionando uma perna e mantendo a outra estendida para o lado. Mantenha as costas alinhadas.
4.Deitada com os joelhos dobrados, traga um joelho até o quadril e abduza-o tentando encostá-lo no chão.
5.Deitada com as pernas estendidas, traga um joelho até o quadril e estenda a perna sobre o tronco. Repita o exercício anterior e estenda a perna para o lado sem girar o quadril.
6.Deitada de lado, traga o joelho até o quadril e, segurando no calcanhar, puxa a perna em direção ao ombro.
7.Sentada com as pernas estendidas para o lado e os pés esticados, flexione o tronco sobre uma perna, mantendo os braços estendidos acima da cabeça.
8.Sentada com as pernas estendidas para os lados, flexione o tronco para frente tentando encostar o abdômen no chão. Mãos à frente da cabeça.
9.Deitada sobre o abdômen, flexione uma perna levantando o joelho do chão. Mantenha o quadril no chão.

Coluna:

1.Sente em borboleta e flexione o tronco com os braços estendidos à frente da cabeça.
2.Deitada com o abdômen para baixo, levante o tronco com as mãos no chão. O quadril deve permanecer no chão.Compense, sentando sobre as pernas dobradas e flexionando o tronco.
3.Na mesma posição, mas com as mãos estendidas acima da cabeça, levante o tronco. Compense.
4.Deitada em decúbito dorsal com os pés e as mão no chão, estenda o tronco (ponte).


Bilbliografia

Rodrigues, T.L.: Flexibilidade e Alongamento. 20 ed. Sprint. Rio de Janeiro, 1998
Fonte: Le Monde du Ballet

Fique com Deus.
Até mais

Ano Novo 2012 chegou...

A paz do Senhor a todos,

O ano de 2011 foi muito importante pra mim, porque foi um ano que tive muitas conquistas, muitas lutas, foi corrigida pelo Senhor várias vezes, e contudo cresci muitíssimo... Glória a Deus!!!
2011 é um ano que quero guardar comigo para sempre, lembrar do que Deus fez por mim, Deus me livrou de morte, me abençoou em materialmente, restituiu meu emprego, restaurou meu coração, meus sentimentos, meu deu um namorado maravilhoso (lógico eu orei muito né....kkk)avivou várias vezes as áreas da minha vida na qual precisava frutificar...Glória a Deus!!!
Sabe, temos que lembrar desse versículo sempre I TESSALONICENSES 05:18 "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco"
As vezes nós queremos ser espirituais demais para mostrar a outros, muitas vezes queremos ensinar dizendo as pessoas que devemos agradecer a Deus por termos alimento, por termos visão, por ouvirmos, por andarmos...Será que realmente nós nos colocamos no lugar dessas pessoas para sabermos o que elas sentem? Reflita.
Deus não quer pessoas que se exaltam pois, a própria Palavra diz:"Pois todo aquele que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado"- LUCAS 14:11.
É importante reconhecermos que no mundo falta amor, falta respeito, falta educação, falta disciplina e sem Deus isso não pode acontecer, pois o coração do homem é duro; Deus disse para Samuel que não via como o homem (quando ele escolheu Davi para derrotar Golias em I SAMUEL 16:07). Deus vê o interior do homem, o coração.
Vamos juntos espalhar a Palavra de Deus para o mundo, e fazer de 2012 um ano com poucas guerras e tragédias, vamos juntos construir a paz, construir o amor, a compaixão...Vamos mostrar ao mundo o caráter de Deus(JUSTIÇA E SANTIDADE). Vamos construir um mundo melhor...
Que Deus te abençõe nesse ano e que você possa ser um instrumento usado por Deus para ganhar muitas almas, para fazer a diferença... Deixe Deus agir na sua vida e mostrar a todos que o filho Dele é capaz para fazer tudo(ressuscitar mortos, curar, libertar...)porque crê que Ele é o Deus do impossível (LUCAS 01:37)
Jesus te ama!
A paz a todos

Bárbara

Alongamentos

Algumas sugestões


É fácil aprender a fazer alongamentos, mas existe o modo certo, bem como o errado, de os executar. O modo certo é alongar relaxando num movimento estável, ao mesmo tempo em que a atenção se focaliza sobre os músculos que estão sendo alongados. O modo errado (infelizmente praticado por muitas pessoas) é balançar-se para cima e para baixo, ou alongar-se até sentir dor: estes dois últimos métodos na verdade podem causar mais danos que benefícios.

Se você fizer alongamentos da forma correta e regular, perceberá que todos os movimentos que realiza se tornam mais fáceis. Levará algum tempo para soltar músculos tensos ou grupos musculares enrijecidos, mas logo você se esquece do tempo quando começa a se sentir bem.

Alongamento suave

Quando você começar um alongamento, gaste de 10 a 30 segundos com um alongamento suave. Nada de forçar com balanceios! Vá até onde sentir uma pequena tensão e relaxe, sustentando o alongamento. A sensação de tensão deverá ceder conforme você mantém a posição. Caso não ceda, volte um pouco na extensão do alongamento até descobrir um grau de tensão que seja confortável. O alongamento suave reduz a rigidez muscular e prepara os tecidos para o alongamento progressivo.

Alongamento progressivo

Após o alongamento suave, avance lentamente para o alongamento progressivo. Alongue mais uma fração de centímetro, até novamente sentir uma tensão pequena e sustente a postura por 10 a 30 segundos. Mantenha o controle. Aqui também a tensão deve diminuir; caso não diminua, ceda ligeiramente. O alongamento progressivo "regula" os músculos e aumenta a flexibilidade.

Respiração

Sua respiração deve ser lenta, rítmica e controlada. Se você estiver se curvando para frente num determinado alongamento, respire conforme for se curvando e, a seguir, inspire devagar enquanto estiver sustentando o alongamento. Não segure a respiração enquanto estiver alongando. Se uma determinada posição de alongamento inibir seu padrão natural de respirar, então é óbvio que você não está relaxando. Então solte-se um pouco dentro do alongamento de modo a poder respirar com naturalidade.
Contagem

No início, conte silenciosamente os segundos de cada alongamento: isto irá garantir que você vai manter a tensão adequada por tempo suficiente. Após um certo tempo, você estará fazendo alongamentos segundo a sensação que existir, sem distrair-se com contagens.

Fonte: Alongamento.com

Deus te abençõe
Bárbara